sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cores na decoração

Oiee...

Quero falar um pouco sobre cores...
Quando o assunto é cor sempre ficamos sem saber qual a cor certa para cada ambiente da nossa casa não é mesmo?
Por isso resolvi abordar este assunto, também fico em dúvida lá em casa em qual cor usar, existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, optimistas, outras serenas e tranquilas, entre outras.

A escolha da cor é sempre um desafio quando pensamos em decorar um ambiente. Precisamos sempre levar em conta vários fatores como:

- Qual será a função do espaço?
- Qual o tamanho do ambiente?
- O teto é alto ou baixo?
- Você quer ampliar o tamanho deste espaço ou fazer com que ele pareça menor?
- Que cor devo utilizar para combinar móveis, cortinas, iluminação e tornar o espaço agradável e harmonioso?

Veja aqui algumas características das cores na decoração de interiores:

Amarelo
: O amarelo é considerado a cor do estímulo e da criatividade. É indicado para ambientes como escritórios e cantos de estudo. Para negócios como bares e restaurantes também é ótimo pois desperta o apetite.

Azul: O azul é a cor que fica entre o violeta e o verde. Assim como o violeta, o azul tem um efeito calmante e é essencialmente tranqüilizante. Como o verde, o azul em alguns casos restaura o equilíbrio emocional ao criar um ambiente mais aconchegante. Cuidado com o excesso de azul, pois poderá provocar sono. A cor é indicada para quem é muito agitado.

Branco: O branco é uma cor que não compromete o ambiente. Visualmente, transmite uma elevada percepção do espaço, o que ajuda na decoração de ambientes pequenos. O branco passa-nos também uma sensação de limpeza – até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa direta. Locais com a cor branca, trazem uma sensação de mais claridade. Podemos quebrar o excesso de branco de um ambiente com a disposição de móveis com tecidos coloridos, quadros ou outros objetos de decoração.

Laranja: No uso moderado, estimula os sentidos da criatividade e da comunicação. Muito usado em negócios voltados para área de alimentação. Em casa, ambientes como sala de visitas, de jantar e cozinha são as preferidas.

Marfim: O marfim é uma variação do branco para o amarelo, assim como palha ou pastel. É um tom considerado neutro e pode ser utilizado em qualquer ambiente, porém não possui muita vida. Quanto mais suave, mais fácil de combinar com outras cores.

Marrom: O marrom ou castanho nos transmite a idéia de terra. O marrom nos lembra madeira e nos leva para um lado mais rústico da decoração. É considerada uma cor sólida e calorosa, transmitindo sensação de envolvimento.

Preto: É a cor que simboliza sobriedade e drama, assim como sofisticação e glamour. Muito usado na decoração quando em contraste com o branco. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.

Rosa: O rosa acalma e representa perfeitamente o lado feminino do ser humano. No entanto, a utilização do rosa em excesso é desgastante, podendo transmitir fraqueza emocional.

Verde: O verde proporciona descanso e tranqüilidade, traz mais alegria e vida, ajudando a combater o stress. Para casas onde existem problemas de saúde, o verde é uma ótima idéia. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.

Vermelho: O vermelho é uma cor que capta e chama nossa atenção evocando energia e sensualidade. No quarto de casal, ativa a sexualidade, enquanto na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Um móvel ou uma única parede já é suficiente. Cuidado com o excesso!

Violeta: O violeta é uma cor que traz tranqüilidade, sossego e calma ao ambiente. É muito bom para a saúde. Em casa, os melhores ambientes são os quartos de bebê, e locais de descanso.

Aqui alguns sites que disponibilizam simuladores de cor...

Tintas Coral http://www.tintascoral.com.br/simulador/
Tintas Suvinil http://www.suvinil.com.br/SimuladorV2/
Tintas Decor http://www.tintasdecor.com.br/simulador.html
Tintas Lukscolor http://www.dovac.com.br/simulador_simulador.asp
Tintas Sherwin Williams http://www.sherwinwilliams.com.br/simulador/

Espero que vocês gostem... Beijo
Algumas imagens de ambientes coloridos mas também em tons de bege (beginho), porque nem todo mundo ama ambientes coloridos. E o bege sempre é chique!!!



3 comentários:

  1. OI RAQUELLLLL... EU AMOOO CORES, ACHO QUE DÁ PRA PERCEBER,NÉ?..RSRS...MAS EU GOSTO DE TODAS AS CORES MESMO, BEJE, BRANCO, PRETO...TUDOOO, SÓ DEPENDE DA HORA E LUGAR...
    OTIMAS DICAS E LINDAS IMAGENS...BJS E OTIMO FINDI SEMANA.

    ResponderExcluir
  2. oi, Raquel !
    Seu post veio bem na hora: estou decidindo as cores dos ambientes. Estou indo para a loja fazer as latinhas de teste mas já copiei as suas dicas e vou ler com calma para ver se não mudo de idéia depois !!
    bj e ótimo fds !!

    ResponderExcluir
  3. oi Raquel vim conhecer seu blog, muito legal cheio de dicas e sugestões. Parabéns
    Falando em dica estou pedindo a ajuda das amigas blogueiras, um pitaco para a sala de jantar, vou adorar contar com o seu pitaco
    http://hospiciodareforma.blogspot.com/2012/01/definicao-do-aparador-sala.html#comment-form
    Bjos]
    Lilian

    ResponderExcluir

Adorei seu recadinho!